7 de mai. de 2011

Alguém tem que fazer alguma coisa!

Uma senhora sendo entrevistada dentro da Rodoviária de Integração, aqui em Nova Friburgo, reclamou ao microfone sobre o atraso dos ônibus: "Alguém tem que fazer alguma coisa!"

Num fórum, na internet, um grupo da oposição comentava sobre a oposição: "Alguém tem que fazer alguma coisa!"

Moradores de determinada localidade passam meses com as lâmpadas dos postes de seu bairro queimadas e dizem: "Alguém tem que fazer alguma coisa!"

Seria esse "Alguém" algum super-herói, que ainda não tive a oportunidade de conhecer? Por que sempre "alguém" tem que fazer alguma coisa e não a gente?

Bom, quando queima a lâmpada de um poste da minha rua, principalmente quando próximo da minha residência, eu pego a conta, ligo para a Energisa e formalizo o pedido da troca da lâmpada, que ocorre em até 20 dias após a minha solicitação. Percebam que nesse caso não preciso mobilizar mídia, pedir a político nenhum, nem permissão dos demais moradores da rua. E tudo transcorre normalmente.

No caso de fórum de debates na internet, eu pensei cá com o meu piercing: "ora, se esse grupo oposicionista reclama que a oposição não faz nada, significa que todos estão de braços cruzados esperando que 'alguém' faça alguma coisa por eles".

Quanto à senhora, dentro da rodoviária de integração, me ocorreu o seguinte: Na certa, essa senhora devia estar esperando que 'alguém' saisse de sua casa, de carro, pagasse para entrar na rodoviária de integração, para se dirigir à administração para perguntar pelo atraso dos ônibus, enquanto ela continuaria ali aguardando o ônibus que nunca chegava, e reclamando ao mesmo tempo. Ir até à administração perguntar pelo atraso já seria pedir demais!

É fato que a maioria das ações dependem de quem tem a caneta na mão, e diga-se de passagem, com bastante tinta. Mas no dia-a-dia, eu, você, o vizinho ao lado, o colega de trabalho podemos fazer pequenas coisas, fazer a nossa parte e não ficarmos de braços cruzados esperando que 'alguém' faça algo por nós, porque isso é uma ilusão.

Uma pessoa só, pode ir longe (quem não se lembra daquele senhor que gravou um vídeo ao lado de sua geladeira nova que não funcionava, e acabou ganhando uma novinha após colocar o vídeo na internet?), mas juntos, podemos ir muito mais além!

Não tem aquela frase que diz, 'a mudança que queremos do mundo, começa a partir da mudança dentro de nós'! Pois é, o caminho é por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário