1 de dez. de 2010

Curiosidades sobre o natal!



A gente monta árvore natalina com um monte de penduricalhos, mas será que estes têm algum significado? De onde vem essa tradição de árvore de natal? Quando montá-la, quando desmontá-la?

Bem, certamente para tudo o que há na minha árvore não encontrarei tradução, porque tem de tudo: passarinho, rato, coração, sino, correntes de pérolas, além das tradicionais bolas e do pisca-pisca, claro. Mas de modo geral, alguns enfeites têm os seus significados. Vamos conferir!

. As bolas atraem abundância
. As lâmpadas simbolizam a purificação
. As pinhas destacam a imortalidade
. Os sininhos mostram o júbilo natalino
. A estrela é uma menção a Belém
. Casinhas nas árvores pedem por proteção
. Um coelho representará a esperança (essa eu não sabia)
. Pássaros simbolizam a alegria (obaaaaa!)

A origem da árvore de natal antecede ao nascimento de Jesus Cristo, mais ou menos por volta do 2º e o 3º milênio A.C, quando povos europeus e asiáticos enfeitavam e cultuavam as árvores em homenagem à Mãe Natureza.

Já os egípcios consideravam a tamareira, como a árvore da vida, e sendo assim, a enfeitavam em datas festivas.

A árvore de natal moderna começou a surgir na Alemanha, por volta do século XVI, e eram enfeitadas com maçãs. Mas no foi no século XIX, que a moda pegou e se expandiu mundo afora, adaptando-se a todas as culturas.

A árvore deve ser montada no dia de São Nicolau, o Papai Noel, ou seja, em 06 de dezembro. E desmontada no dia dos Reis Magos, em 06 de janeiro.

Bom, aqui em casa, com vontade ou sem vontade, eu não abro mão de desmontar a árvore no dia 06 de janeiro. Quanto à questão de montá-la, lá por meados de novembro eu já começo a me animar. Mas sempre vale a informação, afinal a árvore é sua e vc monta e desmonta a hora que quiser, né não? Rs...

E por fim, a data escolhida para celebrar o natal só foi fixada pela 1ª vez no ano 354 D.C. pelos romanos, que aproveitaram a data para uma comemoração pagã ao Deus Mitra.

Segundo pesquisadores, provavelmente, Jesus nasceu entre março e novembro. Dezembro não, porque nessa época em Israel o inverno é intenso, o que dificultaria a locomoção de Maria e José, e as condições de nascimento de Jesus.

Para mim, dezembro sempre me "cheirou" à jogada de marketing!

Desde já, Feliz Natal!

Um comentário:

  1. interessante sempre pensei q os adereços fossem apenas penduricalhos sem nenhuma conotação maior ...
    dezembro se tornou um mês de grandes negócios, a jogada de marketing q vc se referiu, mas na realidade deveria ser de mudanças, segundo os crentes Jesus nasceu nesse mês (embora saibamos q a data tenha sido propositadamente colocada no dia de uma grande festa pagã lá pelo ano de constantino qdo o cristianismo tornou-se religião oficial do império romano, nessa época de expansão religiosa havia necessidade de suprir as grandes festividades pagãs anteriores) e a fé e a moral deveriam estar em tona para q pudéssemos crescer e evoluir espiritualmente evitando assim q cometessemos os memos erros cometidos no passado ......

    ResponderExcluir