5 de dez. de 2010

Calçados


A preocupação com o que vestir nos pés existe desde períodos pré-históricos. Pelo que se comenta por aí, por volta de 10.000 a.C., quando o homem começou a sentir as necessidade de proteger os próprios pés.

Em muitas culturas, os calçados foram e são sinônimos de indicadores de posição social.

No Antigo Egito, as sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira e era comum as pessoas andarem descalças, carregando as sandálias e usando-as apenas quando necessário. Só os nobres da época possuíam sandálias e mesmo o faraó usava sandálias e sapatos de couro simples, apesar dos enfeites de ouro.

Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo. (ainda bem que a moda não pegou!)

Na Roma Antiga, o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadores sapatos marrons presos por quatro fitas pretas de couro e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.

No século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados e o processo de costura não só acelerou o processo de produção como levou à confecção de um calçado melhor e mais barato.

A partir daí os calçados tiveram uma variedade de modelos e diversos materiais para a confecção.

Hoje, os calçados agradam a todos os gostos com seus modelos e estilos diferenciados e é um dos principais objetos de desejo e consumo da mulherada.

E por ser um produto tão imprescindível em nossas vidas, a história dos calçados pode ser conferida em cad continente, através dos museus.

A foto a seguir, por exemplo, foi enviada pela querida prima Margareth, que foi conferir de perto o Museu de Toronto, Canadá, onde há calçados de muitas celebridades e das Primeiras Nações(Índios da América do Norte).

O Brasil também possui um Museu dos Calçados, que fica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Você pode conferir o site do Museu clicando aqui

Confira o que vai ser moda nas coleções que estão saindo para o verão 2011.

Coleção sandálias Arezzo 2011



Melissa loving clog coleção 2011:



Dakota coleção 2011:




Coleção de verão 2011 Azaleia 2011:



Nenhum comentário:

Postar um comentário