9 de fev. de 2010

90 anos de união! Dá para acreditar?

Com 90 anos de união, casal turco vira símbolo do amor eterno

A história do casal Abdullah e Elif virou símbolo de amor eterno na Turquia


Eles têm 112 e 110 anos de idade, estão casados há 90, viram juntos a queda do Império Otomano, acompanharam o surgimento de novos países e sonham em continuar unidos até que a morte os separe.

Abdullah Adiguzel, nascido em 1898, e sua mulher, Elif, nascida em 1900, se apaixonaram quando jovens e asseguram que nunca tiveram problemas no casamento em todo este tempo de convivência.

"Nos queremos muito. Nunca tivemos problemas em 90 anos. Só temos um último desejo: morrermos juntos. Porque se um de nós morrer, o outro sentirá que perdeu sua outra metade", explicou Elif à agência turca Anadolu.

O filho mais jovem do casal, Ismail, 60 anos, que ainda mora com eles, afirma que os pais são um "exemplo de amor" e de "casamento perfeito", não só para a família mas para todos que os conhecem.

Elif, muito mais faladora do que seu marido, afirma que se "casaram por amor". Um amor que tem reflexos de continuar por muito tempo ainda. "Meu marido não ouve bem já faz alguns anos, mas este é o único problema de saúde que tem. Em meus 110 anos de vida, a única cirurgia que fiz foi de cataratas", explicou Elif.

A mulher deu à luz dez filhos, dos que sete ainda estão vivos. A família continua aumentando e soma 113 membros entre netos e bisnetos e, cada ano, em algumas ocasiões especiais e durante as festas religiosas, todos se juntam no pequeno povoado de Yazibasi, na província oriental de Malatya, onde vivem Elif e Abdullah.

O simpático casal acha que o segredo de sua longa vida está na alimentação natural e saudável que sempre tiveram.

"Comemos coisas do povo. Antes, tudo tinha seu próprio sabor. Mas nos últimos anos já não encontro esses velhos sabores. Deixei de comer verduras porque cheiram a remédios. Acho até que o pão que fazemos em casa não é igual ao de antes", explica Elif.

Agência EFE S/A

Um comentário:

  1. Fantástico! Primeira vez que eu soube que um casal completou as Bodas de Álamo. Um forte exemplo para os dias atuais em que casais separam-se com tamanha facilidade.

    ResponderExcluir