15 de nov. de 2009

Pin Up!

Você sabe o que é Pin Up?

Falar sobre as pin ups é voltar ao fim do século 19, época em que o teatro de revista transformava dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros. Mas foi na década de 40, que as pin up girls (garotas penduradas) alcançaram o ápice, durante a Segunda Guerra Mundial, quando enfeitavam as portas de amários dos pracinhas.

Uma Pin Up, bem diferente do que ocorre hoje, representava a mulher feminina, convidativa (sem ser vulgar), provocante (sem ser atirada), insinuante.

Sem dúvida alguma, não há como falar em Pin up e não citar a diva Marylin Monroe, uma das maiores representantes do gênero, se não a maior. (Na foto a seguir, em uma cena do filme O Pecado Mora ao Lado , comédia estrelada por ela em 1955).


Mas sobre Marylin prefiro falar mais em outra oportunidade, porque, afinal, ela merece!

Por fim, a figura da pin up começou a ser deixada de lado por volta da década de 70, quando a indústria do cinema passou a investir em filmes do gênero pornográfico, culminando nessa banalidade da beleza feminina, de mulheres que passaram de Divas à Hortifruti!

Ok, nada contra quem simpatize com mulher fruta, mulher legume, ou seja o que for. Agora, cada um atribui a si, o valor que acha que tem! Divas são imortais! Frutas e Legumes apodrecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário