12 de ago. de 2018

Dia dos Pais: Algumas curiosidades sobre a data

Segundo domingo do mês de agosto é celebrado o Dia dos Pais. A data no Brasil foi  instituída em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering. E a primeira celebração se deu em 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, a data foi mudada para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.

Em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho. Já em alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, a celebração se dá  em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, pai de Jesus.

Historicamente, o primeiro registro de uma homenagem aos pais data da antiga Babilônia há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila, no qual desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor.

Na Tailândia , o Dia dos Pais é celebrado no dia 5 de dezembro, data de nascimento do admirado rei Bhumibol Adulyadej, considerado o pai da nação, tendo-a governado por mais de 70 anos.

Na Alemanha, o Dia dos Pais acontece no Dia da Ascensão, quadragésimo dia após a Páscoa. Conhecidas como Vatertag, Mannertag e Herrentag em diferentes regiões, as festividades  envolvem frequentemente homens vestidos com trajes típicos e carregando carrinhos cheios de álcool, decorados chamados Bollerwagon.


La Fête des Pères é comemorada no terceiro domingo de junho e, segundo relatos , foi popularizada em meados do século 20, devido a uma campanha publicitária de isqueiros como um presente perfeito para os pais.


A todos os Pais que prestigiam o blog, aos filhos que estarão ao lado do paizão, um dia mais que especial.

Para todas as mães, que são mães e pais ao mesmo tempo, um dia igualmente especial.

Ao meu querido pai, que há 6 anos mora ao lado do Pai Celestial, todo o meu coração, hoje e sempre!

=> Feliz Dia dos Pais! <=

Nenhum comentário:

Postar um comentário