20 de abr. de 2018

Baixo astral no inverno tem explicação

A pergunta que não quer calar: Cadê o aquecimento global? Cadê as temperaturas aumentando no Planeta? A gente não teve verão, mas o frio de inverno já está presente, embora ainda estejamos no outono. E eu li por aí que o inverno desse ano promete ser mais rigoroso do que o do ano passado. Ai, meu Deus! Vai ser dureza se for verdade!

Há pessoas que curtem os dias frios (o meu marido é uma dessas pessoas), mas como já deu para perceber, esse não é o meu caso. Eu não curto mesmo. E aquela introspecção que todos costumam ter, em face dos dias cinzentos, para mim chega a ser bastante melancólico. E isso tem uma explicação! Chama-se transtorno afetivo sazonal (TAS) ou, simplesmente, depressão de inverno.

Uma pesquisa feita na Dinamarca, durante um tempo com voluntários, concluiu que no cérebro de quem tem TAS, os níveis de serotonina no cérebro ficam reprimidos, enquanto que, em pessoas que não têm TAS, os níveis de serotonina ativa  continuam altos ao longo do inverno. 

Gente, mas isso também não é o fim do mundo! No meu caso, por exemplo, é uma bad, que me dá um mau humor incrível, mas dá para sobreviver!

E o que é serotonina?

A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.


Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e em casos mais severos, tomar remédios.

Enfim, se você conhece alguém que nas estações frias fica um pouco 'down', um pouco pra baixo, não encare como frescura, porque não é mesmo, mas como uma disfunção que passa quando o sol se faz presente!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário