25 de mar. de 2018

Dicas para comprar pescados com qualidade e segurança

Vigilância Sanitária indica que os peixes e mariscos devem estar bem refrigerados, sem sinal de descongelamento

Alimentos muito consumidos em todo o País, os pescados marinhos e de água doce exigem a atenção do consumidor na hora da compra, para garantir que estejam próprios para o consumo.


Inicialmente, é preciso checar se o local de venda está limpo e com equipamentos para manter os produtos refrigerados. Depois, certifique-se de que o pescado é de origem segura. No rótulo deve haver o nome e endereço do fabricante, validade e selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal (SIF), indica a Anvisa.

Se o produto for vendido congelado, é necessário verificar se está sem sinais de descongelamento, como líquidos. Já no caso dos peixes frescos, repare na aparência: não deve haver manchas, furos ou cortes, as escamas devem estar firmes, brilhantes e um pouco transparentes. Os olhos devem estar brilhantes e sem pontos brancos no centro, ocupando toda a cavidade. 

Quando chegar em casa, guarde os pescados imediatamente no freezer ou geladeira e não consuma após a data de validade. Na hora do preparo, uma dica importante é não descongelar os alimentos em temperatura ambiente, e sim na geladeira ou no microondas, caso esteja com pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário