8 de jan. de 2018

As boas maneiras e as boas amizades

Ah, os amigos! Para os bons e maus momentos, para as confissões, os puxões de orelha, as gargalhadas sem motivo e as lágrimas que não se seguram, sempre bom ter um amigo por perto. Mas nunca é demais lembrar que, para se ter um amigo, antes de mais nada, é preciso ser um!

E nessa linha, de que deve haver mão dupla para ser uma verdadeira amizade, para começar o ano cultivando os bons e trazendo mais bons novos amigos, vale a pena que a gente siga algumas boas dicas de convívio social.

Todo mundo muda! As pessoas mudam e, às vezes, para pior. Então, se a maneira do seu amigo passou a te incomodar, afaste-se! Muito melhor do que viver brigando e falando mal um do outro. Isso, inclusive, gera um ambiente terrível, não é? As pessoas passam pela vida da gente - algumas ficam e outras, não! Não force a barra! Isso faz parte da vida!

Se você não puder falar bem, não fale mal de um amigo. Qual a impressão que você passa para os outros, ao criticar alguém que, em tese, você quer tanto bem?

Jamais, em hipótese alguma, revele uma confidência. Honre a confiança que lhe foi dada um dia!

Não é porque a pessoa é sua amiga, que ela tem que entender ou gostar do seu universo. E vice-versa. Por exemplo, eu gosto de política, mas eu tenho que ter ciência que, para conversar sobre política, a pessoa mais indicada é o Joca. Para falar de maquiagem, a Maria. Sobre assuntos esotéricos, a Pati... e por aí vai! Todos são meus amigos! E cada um no seu quadrado! Tudo certo! Ter  a sorte de ter um amigo que seja compatível em vários temas, ok, ótimo! Mas quem sabe de tudo é o Google,  amigo não tem essa obrigação!

A privacidade é algo sagrado. Fazer questionário sobre a vida alheia, ainda que seja ao seu amigo,  fazer perguntas muito íntimas, muito pessoais, pelo amor de Deus, né? Tudo na vida tem limite! O amadurecimento da amizade traz as respostas pra tudo. Então, tudo a seu tempo! Respeite o espaço do outro! Eu prezo muito isso!

Coisas que não se emprestam: Carro, dinheiro, calcinha (ou cueca) e marido (ou esposa). Não quebrando essa corrente, a amizade tende a ser perpétua!

E fechando o post de hoje com chave de ouro, elogie! Se a pessoa está bonita, se fez uma comida gostosa, se colocou um belo arranjo na sala de casa, sei lá, elogie! Um elogio sempre faz bem pra alma e pro coração!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário