3 de out. de 2015

Quando a boa educação não é frescura

Quando se fala em Etiqueta Social logo se imagina aquele monte de regras e formalidades ao extremo. Não é o nosso caso por aqui. Sempre quando eu toco nesse assunto, eu procuro trazer o básico mesmo, a boa educação para qualquer momento, para qualquer situação, para facilitar mesmo a vida da gente e não aquela coisa over cheia de frescura.

Nunca se falou tanto em tecnologia, o que é uma maravilha para facilitar o nosso convívio, nos informar, nos auxiliar a reencontrar pessoas queridas, muitas vezes distantes, essas coisas. Mas o fato é que a coisa tem tomado um caminho meio esquisito. As pessoas, em sua maioria, estão preferindo usar o telefone e seus aplicativos, do que olhar nos olhos do outro, bater aquele papo cara a cara. A verdade é que a gente tem se comunicado demais e nos entrosado de menos.

Então, vamos à primeira dica: Se você tiver encontrado um amigo na rua, por exemplo, ou se ele for até sua casa, dê mais atenção a ele do que ao celular (a não ser que você seja um médico. Médicos, geralmente, precisam atender a urgências. Ai ok!).

O telefone fixo tem sido cada vez menos usado, mas a dica repete a enterior: Se você estiver ao telefone com alguém, dê atenção a essa pessoa. Usar telefone e whatsapp ao mesmo, nem pensar, é super deselegante.

Uma coisa que as pessoas estão perdendo, e talvez essas gerações mais novas nem têm se dado conta, é que doar o tempo para alguém é sinal de respeito, é sinal de que você se importa com a opinião da pessoa, com o que ela pensa. Não há nada mais valioso do que você dedicar parte do seu tempo a alguém, porque tempo é algo que não dá para ser resgatado. Então, quando alguém te ignora para ficar no whatsapp significa que o aplicativo é muito mais importante e interessante que você #Pronto,falei!

Vai ficar deselegante se eu sair de um grupo do Whatsapp? De maneira nenhuma! Eu mesma já saí de alguns. Eu foco na objetividade. Eu participo de um grupo de notícias, que é até proibido dar bom dia. O foco ali é a notícia. Pra mim, tudo que interessa!


Visualizar e não responder a mensagem é deselegante? Nem sempre! Muitas vezes a pessoa não responde imediatamente a uma mensagem no whatsapp, porque pode estar no trânsito, em reunião, pode ter que consultar uma outra pessoa sobre o assunto...  Em outros casos, não responder a uma mensagem pode ser até benéfico para ambas as partes. Mas no geral, se você enviar uma mensagem e não obtiver resposta, paciência! Não mande mais! É tal qual telefone fixo: Você ligou para alguém e essa pessoa não pôde te atender naquele momento, mas também não te retornou, sinal de que seu papo não interessa! O mesmo vale para o whatsapp! Vida que segue!

Que atire o primeiro mouse quem nunca fez um desabafo no facebook! Agora, fazer o facebook de diário e postar passo a passo do dia é dureza!  Sinceramente, nós, coleguinhas, não merecemos.

Ultimamente, até que melhorou um pouco, mas há algum tempo tinha gente que postava da mesa do café da manhã até a janta. Pra quê? Pensa que as pessoas buscam se relacionar virtualmente com perfis que agreguem algum tipo de conteúdo e não futilidades.

Tenha critérios ao postar imagens! Gente, não há coisa que me provoca mais mal estar, do que abrir o facebook e dar de cara com o sofrimento de um animal ou com de uma pessoa. Uma vez, ao abrir o face, eu dei de cara com a foto de um enforcado! Que falta de respeito com a memória da pessoa e com a família dele! Eo  que isso acrescenta? Quer compartilhar esse tipo de imagem (Deus me livre), que o faça de modo reservado, por mensagem!

Tenha critérios também ao postar a sua própria imagem! Lembre-se que você não terá a uma 2ª chance de causar uma boa primeira impressão!

Respeitar o espaço alheio é fundamental! Tinha um senhor que parecia dar plantão no meu perfil! Eu não podia postar nada no meu perfil que lá estava ele comentando, claro, sempre de forma negativa. E é claro que ele acabou me excluindo após eu perguntá-lo se ele ficava dando plantão no meu perfil. Tenha dó! Eu não me meto no perfil dos outros, para não se meterem no meu. Isso é respeitar o espaço alheio! Claro, gente, que um  bom debate, um papo descontraído, comentar uma piada, rir junto é outra história!

Saindo do mundo virtual para o real, homens, atenção! Abrir a porta do carro para uma mulher continua sendo elegante e mostra que você foi bem educado. O meu marido sempre abriu a porta do carro pra mim e continua fazendo isso, mesmo após tantos anos juntos!


Não é deselegante avisar a pessoa (de forma discreta, claro) sobre: Zíper aberto; 
• Sujeira (de alimento ou batom) no dente
• Etiqueta ou preço da roupa aparecendo
• Blusa aberta, deixando os seios à mostra
• Roupa íntima aparecendo
• Mancha de menstruação

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário