1 de jun. de 2013

Quando toca o telefone

Em se tratando de Etiqueta Social, no que diz respeito às ligações telefônicas, vale colocar em prática as dicas a seguir.

Como diria Danuza Leão, é proibido ligar para as pessoas normais antes das 10h da manhã. Ok, não sei qual a concepção dela de 'pessoas normais', mas estou de pleno acordo. Não se deve telefonar para ninguém antes desse horário, a não ser que seja em caso de vida ou morte. Do contrário, nem pensar. Assim como não se liga para ninguém a partir das 22h.

Quando você for ligar para alguém, e o assunto for longo, antes de 'engrenar', pergunte se a pessoa está disponível, porque muitas vezes, ela não está. Eu, por exemplo, sempre pergunto aos meus amigos, qual o melhor horário para ligar para bater um papo. Mas mesmo assim, pode ocorrer da gente ligar para uma pessoa e ela estar indo tomar banho, de saída, com a panela no fogo, enfim! Então, sempre bom perguntar: Oi fulano, tudo bem? Podemos conversar, você está ocupado?

Cabe a quem liga, tomar a iniciativa de se despedir. Geralmente, quando eu digo 'então, tá', já estou prestes a encerrar o assunto! ;)

Você recebeu uma ligação interurbana ou internacional? Seja breve.

Quem liga dá o tema, ok? Se alguém te ligou é porque estava a fim de conversar com você sobre determinado assunto. Não inicie o papo descarregandao todos os seus.

Alguém liga para a sua casa para falar com outro membro da família, e esta está no banheiro. Diga somente que fulano, no momento, não pode atender. Ninguém precisa saber que fulano está no banheiro. Esse tipo de detalhe não interessa a ninguém.

Um amigo te ligou para te fazer um convite de batizado, casamento etc? Ok, seja breve. Seu amigo deve ter mais trocentas ligações a fazer.

Você está na casa do seu amigo, seu celular descarregou e você precisa fazer uma ligação. Que seja uma ligação urgente, no mínimo, e que seja breve, brevíssima.

Você recebeu a visita de um amigo e o telefone toca. Diga ao amigo do outro lado da linha, que no momento você está com convidados em casa e retornará oportunamente. Ou diga, simplesmente, que retornará a ligação. Não há coisa pior, e mais deselegante, do que deixar o seu convidado 'plantado' no meio do sala, enquanto você fala ao telefone, concorda comigo?

Nunca deixe de retornar uma ligação. Agora, se você liga 2, 3 vezes, e a pessoa não está e nem retorna, a sua obrigação acabou.

Importante: Crianças e funcionários da casa também devem receber instrução de como (bem) atender a uma ligação. Coisas do tipo, quem é você, a patroa mandou dizer que não está e outras pérolas mais, pode levar o seu amigo a nunca mais ligar para você. O correto de quem atende no seu lugar é dizer que você não está ou, no momento, não pode atender, mas que o recado será anotado e você retornará a ligação.

Dicas simples, que facilitam o bom convívio social e destacam a sua elegância e boa educação!

Um comentário:

  1. Querida Monique, depois desta aula, vou me policiar, geralmente qdo saio dos plantões o meu celular está repleto de chamadas e vou dando retorno sem nem olhar pra quem, rssss
    Tem alguém que me liga p/ dar bom dia, e sempre digo "olá bom dia meu benzinho!!!!" e já aconteceu de não ser quem eu esperava, rssss
    Feliz sabado minha querida.
    Nicinha

    ResponderExcluir