26 de mar. de 2013

Odeio política?

Muitas vezes nós rejeitamos um determinado assunto por desconhecê-lo. Eu, por exemplo, nunca gostei de física e matemática e, é bem verdade, nunca aprendi, exceto com um único professor de matemática, que realmente tentava  passar conhecimento e não fazia mistério em torno da matéria (porque, geralmente, os professores de matemática e física retêm a informação, não dão todas as dicas). E assim é com a política, porque ao conhecê-la, a gente acaba se inserindo no contexto e simpatizando com o tema. Portanto, não torça o nariz com esse post, hein! ;)

Se eu tirar um dia para fazer uma pesquisa e perguntar a 10 pessoas se elas gostam de política, 9 entre 10, me dirão NÃO! Indo além da 1ª pergunta, e perguntando a elas o que elas entendem sobre política, o que acham que seja política etc e tal, no geral, as respostas serão sobre políticos corruptos, desvio de dinheiro, notícias da mídia.... Bom, até aqui, nenhuma novidade! A novidade começa quando eu digo a essas pessoas, a você também, que todos nós fazemos política todos os dias, 365 dias do ano! É isso mesmo! Duvida? Então, vamos lá!

Ex. 1: Dona Maria, todos os dias, pega uma moeda de 1 real e vai comprar 5 pãezinhos para o café da manhã, na padaria de costume. Um belo dia, ao chegar no caixa para pagar os pães, percebe que o dinheiro não é o suficiente, pois o pão aumentou. Dona Maria, então, indignada, reclama de não ter sido avisada previamente de que haveria aumento dos pãezinhos. Moral da história: Dona Maria está fazendo política ao reivindicar um direito que é seu, de ser avisada com antecedência sobre o aumento dos produtos da padaria. Ela está exercendo a sua cidadania, logo, está fazendo política.

Ex. 2: Seu João leva o carro à oficina para reparos. Ao resgatar o veículo percebe que o problema persiste. O que o seu João faz? Volta à oficina para cobrar pelo serviço que deveria ter sido realizado com eficiência. O que o seu João está fazendo? Exercendo a sua cidadania, ou seja, fazendo política.

Nesse sentido, podemos concluir que, Política é a arte de exercer a cidadania! E nós a praticamos todos os dias, 365 dias do ano, em vários setores da nossa vida, sempre que necessário, concorda comigo? Vai me dizer que você nunca reclamou de um direito seu? Naquele momento você exerceu a sua cidadania!

Em suma: essa é a primeira ideia que eu gostaria de passar sobre o conceito de política e quebrar o gelo sobre o assunto! Quanto mais a gente amplia nossos conhecimentos, mais nos afastamos da ignorância e menos nos deixamos enganar, né não?

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário