4 de mar. de 2013

Alimentos fontes de proteína

Carne é fonte de proteína, mas não só a carne. Você sabe onde podemos encontrar alimentos que também são fontes de proteína? Não? Então, vamos conferir algumas.

Beterraba: Além de ser um alimento rico em ferro e vitamina C, a beterraba também é fonte de proteína. Seis unidades pequenas correspondem ao consumo de um filé de frango, considerando-se a quantidade de proteínas completas. É ainda alimento de baixa caloria, rico em antioxidantes, especialmente os que beneficiam o fígado.

Mas é bom lembrar: diabéticos devem consumir com moderação, porque a beterraba é fonte de açucares.


Ervilhas: os pequenos legumes possuem cerca de 5% de proteínas. Essa propriedade é mantida no alimento fresco, congelado ou em conserva. A proteína contida, no entanto, não é do tipo completo, e por isso as ervilhas podem ser combinadas com outros alimentos fontes de proteína para fornecimento dos aminoácidos necessários ao corpo. As verdinhas também são ricas em vitaminas C e K e sais minerais.

Abacate: a quantidade de proteína contida na fruta é quase a mesma encontrada no leite integral. Cada unidade oferece cerca de 2% de proteínas. Para chegar à mesma quantidade de um filé de frango, seria necessário consumir cerca de 15 unidades, mas não é essa a recomendação. A combinação de alimentos consumidos ao longo do dia é que deve somar a quantidade diária necessária de proteínas. Ele ainda é rico em fibras e ômega 6 e combate à hipertensão e ao mau colesterol.

Com informações do Terra Saúde

Um comentário:

  1. Que delicia! além de saudável.
    Feliz segunda-feira.
    Beijinho
    Nicinha

    ResponderExcluir