31 de out. de 2012

Halloween made in Brazil

Hoje é dia da bruxas, data que surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Isso há mais de 2500 anos. Também é véspera de todos os santos, portanto, data muito cultuada nos países ocidentais, porém com maior visibilidade nos Estados Unidos.

No Brasil, o Halloween vem se popularizando em função do apelo da mídia e também em função da grande influência dos cursos de língua estrangeira por aqui instalados, que acabaram por colaborar com a expansão da comemoração da data. Tanto que em 2005, na mesma data (31 de outubro) foi instituído o dia do Saci, em homenagem ao nosso folclore (mas ainda não pegou!).

É fato que o halloween made in Brazil é fiel aos moldes americanos, e recebe muitas críticas dos brasileiros. Mas uma vez que a data vem tomando o gosto popular, inserir os personagens do nosso rico folclórico tupiniquim é possível com o incentivo da mídia e também nas escolas, adaptando a nossa história à data. Afinal, questionar é válido, mas 'cruzar os braços' e só reclamar do modelo 'enlatado' também é cômodo demais.

Enfim, Happy Halloween, Feliz Dia do Saci, óu simplesmente, um ótimo dia 31 de outubro a você, que prestigia o Blog da Monique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário